quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Aula 4 (9/10/18)

Aula 4 (9/10/18) – Exercício de construção de pirâmides de faces triangulares equiláteras, cujas bases são os polígonos construídos na última aula


Com base no exercício da última aula onde construímos 6 polígonos, foi-nos proposto um novo exercício:

















Construir sobre os mesmos polígonos, pirâmides cujas faces seriam triangulares equiláteras.


Nota: Para exemplificação do exercício utilizarei o pentágono para explicar como desenvolvi o exercício nos diferentes polígonos:


Objetivo: criar uma face rebatida da pirâmide a partir do polígono, para encontramos a altura da figura sendo uma pirâmide com faces triangulares equiláteras, a medida dos lados do polígono será igual a medidas dos lados da face da pirâmide. Para isso decidi utilizar este método em que: 

1ª- A partir do polígono crio um espelho da figura para isso utilizo o comando Mirror onde

- Faço uma seleção do objeto que quero espelhar 

 

 Pressiono Enter para concluir.



-De seguida escolho um ponto para criar a imagem espelhada, mas para criar a face rebatida é necessário colocar a figura espelhada numa posição especifica, neste caso com o pentágono introduzi um angulo de 240° graus, o que veio a criar um dos lados da face triangular equilátera pedida no enunciado (dependendo do polígono o angulo será diferente). Com este processo podemos dizer que utilizamos 2 tipos de comandos ao mesmo tempo o Mirror, que cria uma imagem espelhada a partir de um ponto à escolha e pelo mesmo ponto fazemos uma rotação da imagem. (comando Rotate)



Mas com o comando é possível criar objetos que representem metade de um desenho, selecioná-los e espelhá-los através de uma linha especificada para criar a outra metade.  Para isso escolhemos 2 pontos especificados que se tornam as extremidades de uma linha sobre a qual os objetos selecionados são refletidos



2ª- finalizamos a face com Line criando assim uma das faces da pirâmide rebatida que nos ajudara a encontrar a altura da pirâmide.



3ª- A partir o comando Trim “aparamos” o que já não nos interessa da figura.


Como funciona o Trim


Como apliquei o comando:




4ª- como nas aulas de geometria com a altura e a base da pirâmide só é necessário puxar os pontos e construir a figura:



Com o comando Circle crio uma circunferência com centro na projeção da base da face rebatida até ao vértice superior da face que me identifica a altura, onde a circunferência intersetar com a linha de chamada do centro do polígono encontro a cota do meu ponto e assim encontro a altura e crio o resto da minha pirâmide juntando todos os pontos.





Utilizei este processo nos diferentes polígonos, mas ao desenvolver o exercício, percebi que só é possível construir 3 pirâmides (quadrangular, triangular e pentagonal), a partir do hexágono ao fazer o mesmo processo a minha pirâmide não teria altura, ou seja, não crio nenhuma pirâmide, é impossível criar uma pirâmide com bases hexágonas heptagonais e octogonais, com faces triangulares equilátera.




No enunciado era-nos pedido também a identificação das diferentes pirâmides e algumas das suas características como:


-Nome

-Nº de Faces

-Dimensão do lado

-Altura 



Para a sua realização aprendemos mais 2 novos comandos o Dtext- com o objetivo de criar caixas de texto e o Dist que nos media a altura das pirâmides.



Dtext-

Criar um objeto de texto de linha única


-Inserimos o comando

-Escolhemos o ponto


-Escolhemos o peso gráfico 


-Escolhemos o angulo 


-Criamos o texto 



Este texto pode ser sempre reformulado.



Dist- Em geral, o comando DIST reporta distâncias 3D no espaço do modelo e as distâncias 2D num layout no espaço do papel.


No espaço do modelo, as alterações nas distâncias e ângulos do componente X, Y e Z são medidas em 3D relativa ao UCS atual. A distância é exibida utilizando as unidades atuais do formato.


No espaço de papel, as distâncias são normalmente reportadas em unidades do espaço de papel 2D. No entanto, se utilizarmos Snap num objeto em objetos de espaço de modelo que são exibidos numa única viewport, as distâncias são reportadas em unidades de espaço de modelo 2D, projetadas num plano paralelo no ecrã.





Especificar o primeiro e o segundo ponto

    Especifica dois pontos entre ao quais desejamos obter a distância e o ângulo. 








Múltiplos pontos

    Especifica vários pontos, gravando um total da distância. As opções adicionais são exibidas e incluem arcos, assim como segmentos de reta de um comprimento especificado.






Undo –Reverte o efeito dos comandos.

-Número de operações a serem desfeitas

Desfaz o número especificado de operações precedentes. O efeito é o mesmo de inserir u diversas vezes.

Redo- Reverte os efeitos de comandos DESFAZER ou D anteriores. REFAZER reverte os efeitos de um único comando DESFAZER ou U. REFAZER deve seguir-se imediatamente ao comando U ou DESFAZER.



Podemos sempre utilizar estes comandos quando acontece algo que não queríamos que acontece, ou inserimos mal um comando, podemos sempre voltar atras ou então refazer o comando que cancelamos anteriormente caso seja necessário à sua utilização.





Lista de comandos:

Mirror-MI

Rotate-RO

Line-L

Trim-TR

Circle-C

Dtext-DT

Dist-DI

Undo-U (Ctrl z)
Redo- 








































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exame de Época Normal (ficheiros google drive)

Trabalho de sistemas individual AutoCAD/Photoshop