Com base no exercício da última aula onde construímos 6 polígonos, foi-nos proposto um novo exercício:
Construir sobre os mesmos polígonos, pirâmides cujas faces
seriam triangulares equiláteras.
Nota: Para exemplificação do exercício utilizarei o
pentágono para explicar como desenvolvi o exercício nos diferentes polígonos:
Objetivo: criar uma face rebatida da pirâmide a partir do
polígono, para encontramos a altura da figura sendo uma pirâmide com faces
triangulares equiláteras, a medida dos lados do polígono será igual a medidas
dos lados da face da pirâmide. Para isso decidi utilizar este método em que:
- Faço uma seleção do objeto que quero espelhar
Pressiono Enter
para concluir.
-De
seguida escolho um ponto para criar a imagem espelhada, mas para criar a face rebatida
é necessário colocar a figura espelhada numa posição especifica, neste caso com
o pentágono introduzi um angulo de 240° graus,
o que veio a criar um dos lados da face triangular equilátera pedida no
enunciado (dependendo do polígono o angulo será diferente). Com este processo
podemos dizer que utilizamos 2 tipos de comandos ao mesmo tempo o Mirror, que cria uma imagem espelhada
a partir de um ponto à escolha e pelo mesmo ponto fazemos uma rotação da imagem.
(comando Rotate)
Mas com o comando é possível criar objetos que representem metade de um desenho, selecioná-los e espelhá-los através de uma linha especificada para criar a outra metade. Para isso escolhemos 2 pontos especificados que se tornam as extremidades de uma linha sobre a qual os objetos selecionados são refletidos
2ª- finalizamos a face com Line criando assim uma das faces da pirâmide rebatida que nos ajudara a encontrar a altura da pirâmide.
3ª- A partir o comando Trim “aparamos” o que já não nos interessa da figura.
Como funciona o Trim:
Como
apliquei o comando:
4ª- como nas aulas de geometria com a altura e a base da
pirâmide só é necessário puxar os pontos e construir a figura:
Com o comando Circle crio uma circunferência com centro na projeção da base
da face rebatida até ao vértice superior da face que me identifica a altura,
onde a circunferência intersetar com a linha de chamada do centro do polígono
encontro a cota do meu ponto e assim encontro a altura e crio o resto da minha pirâmide
juntando todos os pontos.
Utilizei
este processo nos diferentes polígonos, mas ao desenvolver o exercício, percebi
que só é possível construir 3 pirâmides (quadrangular, triangular e
pentagonal), a partir do hexágono ao fazer o mesmo processo a minha pirâmide não
teria altura, ou seja, não crio nenhuma pirâmide, é impossível criar uma
pirâmide com bases hexágonas heptagonais e octogonais, com faces triangulares
equilátera.
No enunciado era-nos pedido também a identificação das diferentes
pirâmides e algumas das suas características como:
-Nome
-Nº de Faces
-Dimensão do lado
-Altura
Para a sua realização aprendemos mais 2 novos comandos o
Dtext- com o objetivo de criar caixas de texto e o Dist que nos media a altura
das pirâmides.
Dtext-
-Inserimos o comando
-Escolhemos o ponto
-Escolhemos o peso gráfico
-Escolhemos o angulo
-Criamos o texto
Este texto pode ser sempre reformulado.
Dist- Em geral, o comando DIST reporta distâncias 3D no
espaço do modelo e as distâncias 2D num layout no espaço do papel.
No espaço do modelo, as alterações nas distâncias e ângulos
do componente X, Y e Z são medidas em 3D relativa ao UCS atual. A distância é
exibida utilizando as unidades atuais do formato.
No espaço de papel, as distâncias são normalmente reportadas
em unidades do espaço de papel 2D. No entanto, se utilizarmos Snap num objeto
em objetos de espaço de modelo que são exibidos numa única viewport, as
distâncias são reportadas em unidades de espaço de modelo 2D, projetadas num
plano paralelo no ecrã.
Especificar o primeiro e o segundo ponto
Especifica dois pontos entre ao quais
desejamos obter a distância e o ângulo.
Múltiplos pontos
Especifica vários
pontos, gravando um total da distância. As opções adicionais são exibidas e
incluem arcos, assim como segmentos de reta de um comprimento especificado.
Undo –Reverte o efeito dos comandos.
-Número de operações a serem desfeitas
Desfaz o número especificado de operações precedentes. O
efeito é o mesmo de inserir u diversas vezes.
Redo- Reverte os efeitos de comandos DESFAZER ou D
anteriores. REFAZER reverte os efeitos de um único comando DESFAZER ou U.
REFAZER deve seguir-se imediatamente ao comando U ou DESFAZER.
Podemos sempre utilizar estes comandos quando acontece algo
que não queríamos que acontece, ou inserimos mal um comando, podemos sempre
voltar atras ou então refazer o comando que cancelamos anteriormente caso seja
necessário à sua utilização.
Lista de comandos:
Mirror-MI
Rotate-RO
Line-L
Trim-TR
Circle-C
Dtext-DT
Dist-DI
Undo-U
(Ctrl z)
Redo-
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