Aula N º3- Como alterar a interface do AutoCAD e novo
exercício (layers e formas geométricas) (2/10/18)
A partir de informação dada na aula anterior, o professor
começou a aula por nos indicar como podemos fazer as diferentes mudanças no interface
do programa. Estas mudanças são importantes, pois a forma de trabalhar de cada
um é diferente, e existem algumas ferramentas que são mais importantes para uns
do que para outros, a partir do comando (Dsettings) podemos personalizar a
nossa ferramenta de trabalho.
Ao utilizarmos o
comando iremos abrir uma página com as settings, que podem ser alteradas.
Na aula passada
falamos sobretudo sobre a noção de coordenada no programa. É a partir deste
comando que podemos alterar o tipo de coordenada que queremos trabalhar, ou
então simplesmente usar o comando da coordenada (#, @), para facilitar o
processo, e ganharmos tempo, como está presente no exemplo acima.
Após exploramos um
pouco a as settings e a interface do programa, aprofundamos novamente a questão
de coordenadas, conhecendo uma nova tipologia, as polares.
Podemos utilizar coordenadas polares (distância e ângulo)
absolutas ou relativas para localizar pontos ao criar objetos.
Para usar coordenadas polares para especificar um ponto,
inserimos a distância e um ângulo separados por um sinal de menor do que
(<).
Por padrão, os ângulos aumentam no sentido anti-horário e
diminuem no sentido horário. Para especificar, a direção de sentido horário,
insere um valor negativo para o ângulo. Por exemplo, inserindo 1<315
localiza o mesmo ponto como inserindo 1<-45. Nós podemos alterar as
convenções do ângulo para o desenho atual com o comando UNIDADES.
Coordenadas polares absolutas
Coordenadas polares absolutas são medidas da origem UCS
(0,0), que é a intersecção dos eixos X e Y. As coordenadas polares absolutas
são utilizadas quando as coordenadas de distância e ângulo precisas do ponto
são conhecidas.
O exemplo a seguir mostra como duas linhas desenhadas com
coordenadas polares absolutas, feitas com a definição padrão de direção de
ângulo.
Comando: linha
Do ponto: #0,0
Para o ponto: #4<120
Para o ponto: #5<30
Coordenadas polares relativas
As coordenadas relativas baseiam-se
no último ponto inserido. Estas coordenadas são utilizadas quando se souber a
posição de um ponto em relação ao ponto anterior.
O exemplo a seguir mostra o
triângulo que desenhamos com coordenadas polares relativas.
Comando: linha 10,10
Do ponto: @5<0
Ao ponto: @5<120
Ao ponto: @5<240 ou C de Close
Algumas imagens do processo
Aqui está representado um triângulo
criado partir de linhas soltas no plano, mas o nosso objetivo é criar uma
figura única e não repartida, para isso é necessário mudar as características
de uma linha, o que é possível ser feito com a ajuda de um novo comando.
Este novo comando vem nos ajudar
na criação do projeto pois apesar de criarmos “algo” no programa, as
características desse “algo” podem ser sempre alteradas, aqui está um grande
exemplo: o nosso triangulo.
Para isto é necessário fazer os
seguintes passos:
- Selecionar uma das linhas
presentes na figura e torná-la numa polililha (uma polilinha é uma sequência
conectada de segmentos de linha criados como um objeto único);
- Depois selecionamos e
utilizamos o comando PEDIT;
-De seguida confirmamos que
queremos tornar esta linha numa polilinha;
-Selecionamos a opção JOIN e
juntamos as outras duas linhas criando assim o nosso triangulo completo
Acabando por mudar completamente a figura passando a ter
pontos de conectividade entre linhas, ao invés de simples linhas soltas no
plano.
Após a
construção o professor propôs-nos construir um:
- Quadrado
-Pentágono
-Hexágono
-Heptágono
-Octógono
Mas com uma nova característica,
apesar de cada uma das formas tinha por base o que aprendemos anteriormente com
a construção do triângulo, estas novas formas teriam de estar inseridas cada
uma em diferentes Layers, aprendendo assim um novo comando: Layer
As layers são o método principal
para organizar os objetos num desenho por função ou finalidade. É possível
reduzir a complexidade visual de um desenho e melhorar o desempenho de exibição
ocultando informações que não são necessárias ver no momento.
Comando para ativar a ferramenta de
layers: Layer
Layers e propriedades de Layers:
Os layers tem nome, podem ser ativados
e desativados, podem ser congelados e descongelados e também bloquear e
desbloquear layers.
Para além disto os layers tem
muitas outras características como:
- Cor
- Tipo de linha
- Espessura de linha
- Transparência
- Entre outros…
Para o exercício da proposta no
final, teríamos de ter algo como o que esta representa em baixo, e em cada layers
teríamos de desenhar a figura proposta no exercício.
Para dar um exemplo de uma outra
figura (sem ser o triangulo) exemplificarei o pentágono:
L- 10,10
@ 5 < 0
@ 5 < 72
@ 5 < 144
@ 5 < 216
@ 5 < 288
@ 5 < 360 ou C
Acabando por criar o pentágono que
vemos abaixo, e assim sucessivamente, até finalizarmos o exercício com as
restantes figuras pedidas, cada uma colocada na sua própria Layer.
Para alem da criação das novas
figuras foi necessário repetir o processo do PEDIT, para transformar a minha
figura, isto porque decidi fazer as figuras a partir de linhas e não polilinhas.
Uma das outras figuras foi o heptágono,
que por este método bastava arredondarmos o valor do ângulo, mas nunca sairia uma
figura perfeita, então foi necessário utilizarmos uma nova forma, que acabou
por ser esta.
Críamos um círculo, a partir de um
ponto fixo que será o nosso centro do círculo:
Introduzimos no sistema o valor de
raio para o círculo:
Após a criação do círculo, dividimos
o mesmo em 7 partes, e unimos os pontos com linhas, criando assim o nosso
heptágono
Após o final do exercicio o professor utilizou o resultado para nos ensinar 5 novos comandos que nos ajudaram a criar esta imagem final que veem em cima. foram o Move: Permite-nos mover objetos em uma distância e uma direção especificadas.
-Seleciono o/s
objeto/s
Específico o/s
objeto/s a ser/em movido/s.
-Ponto base
Específico o ponto inicial para mover
-Segundo ponto
Em combinação com o primeiro ponto,
específico um vetor que indica a distância e em que direção o/s objeto/s
selecionado/s é/são movido/s.
Permitindo-me
colocar os objetos mais distanciados uns dos outros mas também alinhados.
Rotate: Rodar
Seleciono o/s
objeto/s Enter quando terminar.
Específico o
ponto base (do objeto a rodar)
Específico um
ângulo de rotação
Ângulo de rotação: Determina a que
distância um objeto rotaciona em torno de um ponto base. O eixo de rotação
passa pelo ponto de referência especificado e é paralelo ao eixo Z do UCS
atual.
Fazendo com que todos os polígonos
direcionados na mesma direção.
Offset: Cria
círculos concêntricos, linhas paralelas e curvas paralelas.
É possível
deslocar um objeto em uma distância especificada ou através de um ponto. Após
deslocar objetos, é possível aparar e estender os objetos com um método
eficiente para criar desenhos contendo muitas linhas paralelas e curvas.
Exemplo:
Hatch: Preenche
uma área delimitada ou objetos selecionados com uma Hatch-padrão, preenchimento
sólido ou preenchimento de gradiente
Podemos aplicar
Hatch ao:
-Selecionar
ponto interno
Determina um limite dos objetos existentes
que formam uma área fechada ao redor de um ponto específico. (imagem)
- Selecionar objetos
Determinar um limite de objetos seleciondos que forma uma aréa fechada
Podemos sempre escolher
o tipo de Hatch que queremos utilizar, mudar as suas propriedades, com fins de melhor
representação gráfica do desenho que estamos a criar, por exemplo, existe um
Hatch para representação de cimento em corte( fundações, vigas, paredes, etc…)
e que em cada escala de desenho a informação de desenho é diferente e em certos
casos é necessário mudar a escala do Hatch para melhor representação gráfica. Na
imagem acima vemos os tipos de propriedades possíveis de serem mudadas.
Lista de
comandos:
Dsetiings-DS
Pedit-PE
Layer-LA
Circle-C
Divide-DIV
Move-M
Rotate-R
Offset-O
Hatch-H
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