quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Aula 3 ( 2/10/18)


Aula N º3- Como alterar a interface do AutoCAD e novo exercício (layers e formas geométricas) (2/10/18)




A partir de informação dada na aula anterior, o professor começou a aula por nos indicar como podemos fazer as diferentes mudanças no interface do programa. Estas mudanças são importantes, pois a forma de trabalhar de cada um é diferente, e existem algumas ferramentas que são mais importantes para uns do que para outros, a partir do comando (Dsettings) podemos personalizar a nossa ferramenta de trabalho.






Ao utilizarmos o comando iremos abrir uma página com as settings, que podem ser alteradas.





Na aula passada falamos sobretudo sobre a noção de coordenada no programa. É a partir deste comando que podemos alterar o tipo de coordenada que queremos trabalhar, ou então simplesmente usar o comando da coordenada (#, @), para facilitar o processo, e ganharmos tempo, como está presente no exemplo acima.

Após exploramos um pouco a as settings e a interface do programa, aprofundamos novamente a questão de coordenadas, conhecendo uma nova tipologia, as polares.




Podemos utilizar coordenadas polares (distância e ângulo) absolutas ou relativas para localizar pontos ao criar objetos.
Para usar coordenadas polares para especificar um ponto, inserimos a distância e um ângulo separados por um sinal de menor do que (<).
Por padrão, os ângulos aumentam no sentido anti-horário e diminuem no sentido horário. Para especificar, a direção de sentido horário, insere um valor negativo para o ângulo. Por exemplo, inserindo 1<315 localiza o mesmo ponto como inserindo 1<-45. Nós podemos alterar as convenções do ângulo para o desenho atual com o comando UNIDADES.




Coordenadas polares absolutas
Coordenadas polares absolutas são medidas da origem UCS (0,0), que é a intersecção dos eixos X e Y. As coordenadas polares absolutas são utilizadas quando as coordenadas de distância e ângulo precisas do ponto são conhecidas.
O exemplo a seguir mostra como duas linhas desenhadas com coordenadas polares absolutas, feitas com a definição padrão de direção de ângulo.
   



   Comando: linha

   Do ponto: #0,0

   Para o ponto: #4<120

   Para o ponto: #5<30










Coordenadas polares relativas
As coordenadas relativas baseiam-se no último ponto inserido. Estas coordenadas são utilizadas quando se souber a posição de um ponto em relação ao ponto anterior.
O exemplo a seguir mostra o triângulo que desenhamos com coordenadas polares relativas.

Comando: linha 10,10
Do ponto: @5<0
Ao ponto: @5<120
Ao ponto: @5<240 ou C de Close

Algumas imagens do processo








Aqui está representado um triângulo criado partir de linhas soltas no plano, mas o nosso objetivo é criar uma figura única e não repartida, para isso é necessário mudar as características de uma linha, o que é possível ser feito com a ajuda de um novo comando.

Este novo comando vem nos ajudar na criação do projeto pois apesar de criarmos “algo” no programa, as características desse “algo” podem ser sempre alteradas, aqui está um grande exemplo: o nosso triangulo.
Para isto é necessário fazer os seguintes passos:
- Selecionar uma das linhas presentes na figura e torná-la numa polililha (uma polilinha é uma sequência conectada de segmentos de linha criados como um objeto único);

















- Depois selecionamos e utilizamos o comando PEDIT;
























-De seguida confirmamos que queremos tornar esta linha numa polilinha;



















-Selecionamos a opção JOIN e juntamos as outras duas linhas criando assim o nosso triangulo completo








































Acabando por mudar completamente a figura passando a ter pontos de conectividade entre linhas, ao invés de simples linhas soltas no plano.


























Após a construção o professor propôs-nos construir um:

- Quadrado
-Pentágono
-Hexágono
-Heptágono
-Octógono



Mas com uma nova característica, apesar de cada uma das formas tinha por base o que aprendemos anteriormente com a construção do triângulo, estas novas formas teriam de estar inseridas cada uma em diferentes Layers, aprendendo assim um novo comando: Layer

As layers são o método principal para organizar os objetos num desenho por função ou finalidade. É possível reduzir a complexidade visual de um desenho e melhorar o desempenho de exibição ocultando informações que não são necessárias ver no momento.

Comando para ativar a ferramenta de layers: Layer
  




















Layers e propriedades de Layers:


















Os layers tem nome, podem ser ativados e desativados, podem ser congelados e descongelados e também bloquear e desbloquear layers.

Para além disto os layers tem muitas outras características como:

- Cor
- Tipo de linha
- Espessura de linha
- Transparência
- Entre outros…

Para o exercício da proposta no final, teríamos de ter algo como o que esta representa em baixo, e em cada layers teríamos de desenhar a figura proposta no exercício.
  


















 


Para dar um exemplo de uma outra figura (sem ser o triangulo) exemplificarei o pentágono:

L- 10,10
@ 5 < 0
@ 5 < 72
@ 5 < 144
@ 5 < 216
@ 5 < 288
@ 5 < 360 ou C

Acabando por criar o pentágono que vemos abaixo, e assim sucessivamente, até finalizarmos o exercício com as restantes figuras pedidas, cada uma colocada na sua própria Layer.



Para alem da criação das novas figuras foi necessário repetir o processo do PEDIT, para transformar a minha figura, isto porque decidi fazer as figuras a partir de linhas e não polilinhas.
Uma das outras figuras foi o heptágono, que por este método bastava arredondarmos o valor do ângulo, mas nunca sairia uma figura perfeita, então foi necessário utilizarmos uma nova forma, que acabou por ser esta.




Críamos um círculo, a partir de um ponto fixo que será o nosso centro do círculo:






Introduzimos no sistema o valor de raio para o círculo:













































Após a criação do círculo, dividimos o mesmo em 7 partes, e unimos os pontos com linhas, criando assim o nosso heptágono






Após o final  do exercicio  o professor utilizou o resultado para nos ensinar 5 novos comandos que nos ajudaram a criar esta imagem final que veem em cima. foram o Move: Permite-nos mover objetos em uma distância e uma direção especificadas.

-Seleciono o/s objeto/s
Específico o/s objeto/s a ser/em movido/s.
-Ponto base
 Específico o ponto inicial para mover
-Segundo ponto
    Em combinação com o primeiro ponto, específico um vetor que indica a distância e em que direção o/s objeto/s selecionado/s é/são movido/s.
Permitindo-me colocar os objetos mais distanciados uns dos outros mas também alinhados.

Rotate: Rodar 

Seleciono o/s objeto/s Enter quando terminar.
Específico o ponto base (do objeto a rodar)
Específico um ângulo de rotação
        Ângulo de rotação: Determina a que distância um objeto rotaciona em torno de um ponto base. O eixo de rotação passa pelo ponto de referência especificado e é paralelo ao eixo Z do UCS atual.
    Fazendo com que todos os polígonos direcionados na mesma direção.

Offset: Cria círculos concêntricos, linhas paralelas e curvas paralelas.

É possível deslocar um objeto em uma distância especificada ou através de um ponto. Após deslocar objetos, é possível aparar e estender os objetos com um método eficiente para criar desenhos contendo muitas linhas paralelas e curvas.

 Exemplo:













Hatch: Preenche uma área delimitada ou objetos selecionados com uma Hatch-padrão, preenchimento sólido ou preenchimento de gradiente
Podemos aplicar Hatch ao:

-Selecionar ponto interno
    Determina um limite dos objetos existentes que formam uma área fechada ao redor de um ponto específico. (imagem)
- Selecionar objetos 
Determinar um limite de objetos seleciondos que forma uma aréa fechada

Utilização no exercício anterior preenchemos o vazio que criamos no octógono….









Podemos sempre  escolher o tipo de Hatch que queremos utilizar, mudar as suas propriedades, com fins de melhor representação gráfica do desenho que estamos a criar, por exemplo, existe um Hatch para representação de cimento em corte( fundações, vigas, paredes, etc…) e que em cada escala de desenho a informação de desenho é diferente e em certos casos é necessário mudar a escala do Hatch para melhor representação gráfica. Na imagem acima vemos os tipos de propriedades possíveis de serem mudadas.

Lista de comandos:
Dsetiings-DS
Pedit-PE
Layer-LA
Circle-C
Divide-DIV
Move-M
Rotate-R
Offset-O
Hatch-H



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