quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Aula 6 (30/10/18)


Aula 6 (30/10/18) - Continuação do trabalho de decalque de desenhos de arquitetura à escala 1/100 (paper space, propriedades dos layouts, view ports, zoom scale, legendas, etc…)




Model space vs Paper space 
Cada ficheiro de AutoCAD contém 2 espaços de desenho, sendo eles o Model space e o paper space: 
Model space: É o espaço onde visualizamos e utilizamos todos os comandos de construção, visualização e modificação de um desenho. Esta área possui dimensões infinitas. Neste ambiente, os desenhos são elaborados em escala real. 

Paper Space: É o espaço onde modelamos a impressão do desenho que criamos à escala 1:1 no Model space.  Para inserirmos os desenhos criados no Model space abrimos um género de janela que dentro da folha nos permite ver o desenho presente no Model space. 



Em cada ficheiro de AutoCAD só existe um único Model space, mas podemos criar a quantidade necessária de layouts (paper space) para melhor representação do objeto.
 


Layouts: Após concluir a criação de um modelo em tamanho real, é possível mudar para um layout de espaço de papel para criar vistas em escala do modelo e adicionar notas, identificadores e cotas. Também é possível especificar diferentes tipos de linha e larguras de linha para exibir no espaço do papel.



Quando ativamos o paper space, a área gráfica mostra um espaço em branco, que representa o “papel” no qual é possível organizar um desenho.

 

O papel pode conter formatos variáveis e o seu espaço em branco deve ser ajustado ao seu tamanho através da ferramenta “page setup manager”.









Nota: existem e entradas na lista de cada tamanho de folha isto acontece porque algumas impressoras não reconhecem a configuração da orientação do desenho 




 É neste espaço que serão criadas viewports flutuantes que poderão conter vistas diferentes de um desenho, tratadas como objetos onde o usuário poderá mover, redefinir tamanho, copiar, etc.  Quando selecionamos a viewport, aparecem diversas alças que fornecem uma forma de ajustar o tamanho da viewport, mover a viewport e especificar a escala da vista contida nela. 


Viewports: 

Uma viewport de layout é um objeto criado numa guia de layout para exibir uma vista dimensionada do espaço do modelo.

-Comando



-Abrir a janela com o tamanho desejado 





-Podemos congelar ou descongelar layers e a partir deste espaço que vamos basicamente colocar e organizar a diferente informação sobre o desenho. 



Como o fazer:

-Comando Vplayer consigo mudar algumas características das minhas linhas como peso gráfico ou até características dos meus layers como congelar ou descongelar.

Freeze ( Congelar )
Traw ( Descongelar )











 

Nota (muito importante):

Relação de escalas no AutoCAD e como escalar o meu desenho através do viewport.

-Posso sempre utilizar o comando zoom/enter/scale/e colocar um fator de escala e o meu desenho é escalado.







Ou então na barra em baixo do AutoCAD quando clicamos 2 vezes no viewport criado temos uma pequena opção que nos faz automaticamente os zooms para as diferentes escalas.




É muito importante reter uma das primeiras regras mencionadas já anteriormente noutras aulas, o AutoCAD trabalha em milímetros, independentemente de assumir que as minhas unidades são em centímetros,  ao escalar-mos o desenho no paper space vamos achar estranho que apesar de ter-mos escalado o desenho para 1:100 nesta mesma barra  em baixo no AutoCAD indica nos que a escala a que  o desenho esta é de 1:10, mas na realidade o desenho encontra-se mesmo a  1/100 , a escala apresentada não é a real, pois o paper space tem um unidade diferente da que nós trabalhamos, temos sempre que ter atenção a estes pormenores na hora de apresentar/imprimir ou até mesmo na identificação de legendas num trabalho.





  

Devemos sempre ter em mente que o ambiente paper space é usado para compor a folha de papel onde será feita a impressão de um desenho. Para modificar o desenho, a maioria da edição e dos ajustes é feita pelo Model space.


Paper space é recomendado para o processo de edição de dados variáveis, criação de notas, legendas etc…


Para criamos estas legendas usamos os mesmos comandos que usamos no model space: exemplo:


-Lines
 

-Dtext 


- Etc.





Onde eu e o meu grupo acabamos por criar uma legenda (base), onde perante cada desenho mudávamos as diferentes informações de cada desenho.



Criando algo como isto 






  










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exame de Época Normal (ficheiros google drive)

Trabalho de sistemas individual AutoCAD/Photoshop